terça-feira, 29 de janeiro de 2013



Sugestão de curso no Mexico


Diplomado de Cromatografía,
Microbiología,
Agricultura Regenerativa y
Keyline en México



El Diplomado promueve el intercambio y la discusión de experiencias prácticas (aprender – haciendo) entre los participantes sobre métodos, instrumentos y herramientas aplicables a las realidades de comunidades rurales y campesinas, que permitan reflexionar sobre la ética necesaria para desarrollar una cultura solidaria con el planeta (permacultura) y una agricultura orgánica, acorde con el curso de la naturaleza. Igualmente, permite compartir experiencias exitosas en la transformación de parcelas convencionales en parcelas orgánicas y sobre el desarrollo de asentamientos humanos ecológicos.


El Diplomado promueve el intercambio y la discusión de experiencias prácticas (aprender – haciendo) entre los participantes sobre métodos, instrumentos y herramientas aplicables a las realidades de comunidades rurales y campesinas, que permitan reflexionar sobre la ética necesaria para desarrollar una cultura solidaria con el planeta (permacultura) y una agricultura orgánica, acorde con el curso de la naturaleza. Igualmente, permite compartir experiencias exitosas en la transformación de parcelas convencionales en parcelas orgánicas y sobre el desarrollo de asentamientos humanos ecológicos.
            

 INSTITUTO TECNOLÓGICO DE URUAPAN, 
                 MICHOACÁN, MÉXICO
             de los  1 a 10 de FEBRERO del 2013



domingo, 6 de janeiro de 2013











Inscrição pela Internet

 Clique no link abaixo, preencha o formulário e clique no botão "Submit":





A CROMATOGRAFIA só será demonstrada,
pois não há tempo para fazermos
uma análise longa e detalhada da técnica.

A maior parte do tempo será dedicada
à recuperação e a cura do solo!










A CROMATOGRAFIA só será demonstrada,
pois não há tempo para fazermos
uma análise longa e detalhada da técnica.

A maior parte do tempo será dedicada
à recuperação e a cura do solo!










Clique nos Links abaixo:











 









JAIRO Restrepo   e   J. IGNÁCIO (NACHO) no BRASIL 
06 a 11 abril de 2013   -   ITAJAÍ  -  SANTA CATARINA


AGRICULTURA ORGÂNICA  e
MICROBIOLOGIA dos SOLOS

Jairo Restrepo  e  J. Ignácio Simon são  profissionais suigeneris, porque ao contrário de muitos, tem na índole rebelde a perseverança de quem acredita na sua gente, na cultura campesina, na soberania alimentar e divulgam em todos os continentes seus conhecimentos e sua experiência  + de 20 anos, entre consultorias, assessorias e capacitações. Sujeitos admiráveis e adoráveis que cativam pela seriedade e rigor científico, com o conhecimento profundo das relações biogeoquímicas. Amantes humildes da terra, na revolução do pensamento demonstrado na atitude, uma transformação onde se privilegia a VIDA em todas as modalidades e formas; no afã de lograr a sobrevivência da raça humana sobre a Terra. Promotores incondicionais da Vida... uma atitude amorosa para com a Terra e seus habitantes.


Dedicam-se a estudar e simplificar o conhecimento agronômico, decodificando em uma linguagem acessível e assim difundindo a tecnologia adequada a cada lugar, procurando uma pronta regeneração dos solos agrícolas.

Divulgando as técnicas e práticas agrícolas em todos os continentes, os Engenheiros Agrônomos Jairo Restrepo e J.Ignácio Simon auxiliam no planejamento transformando paisagens e sistemas de produção em espaços de saúde e prosperidade. 

Avaliando a qualidade dos solos, dos alimentos, dos compostos e dos fermentados a partir da CROMATOGRAFIA de PFEIFFER, reproduzindo os MICROORGANISMOS DO LUGAR, estimulando a biofertilidade, introduzindo o pastoreio regenerativo e sistemas de produção de alimentos sadios.

Estarão no BRASIL, em ITAJAÍ Santa Catarina nos dias 6 à 11 de ABRIL de  2013,  curso teórico prático AGRICULTURA ORGÂNICA e MICROBIOLOGIA DOS SOLOS


sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Microbiologia dos solos


Os microrganismos do solo são os responsáveis pela decomposição da Matéria Orgânica. Atuam na degradação dos materiais em partículas menores, liberando enzimas, mobilizando nutrientes em constante processo de catálise química.

Os microrganismos produzem inúmeras enzimas, antibióticos, ácidos orgânicos complexos e, portanto, são os sujeitos da revitalização e regeneração do ecossistema natural. Neste processo, surgem inicialmente as bactérias e fungos para depois darem lugar a outros agentes de forma muito dinâmica condicionada aos estágios da matéria orgânica e dos minerais presentes na amostra. Os processos são simultâneos e intrincados, entretanto, na riqueza dinâmica conferem a Vida. Toda interferência artificial, como exemplo a introdução de adubos químicos sintéticos, quebra a dinâmica natural, inibe as populações e, portanto os processos necessários à mobilização dos nutrientes.  Quanto mais diversa a comunidade microbiológica dos solos melhor as condições para a vida nestes. Considerando-se que os 3 Ms, Matéria orgânica + Minerais + Microrganismos, são necessários a dinâmica  do solo,  e diretamente responsável pela vida sobre o solo: a manta vegetal.

A indústria da agricultura convencional ou industrializada destrói a Vida do Solo, a maior riqueza do produtor rural e de sua intrincada rede de disponibilidades, esterilizando o solo e conferindo aos microrganismos o titulo de patógenos. O modelo proposto resgata técnicas conhecidas que trazem independência, qualidade e vida. 


Agricultura Orgânica



"A Agricultura Orgânica antes de ser uma técnica agrícola é uma ferramenta de transformação cultural, social e produtiva"

A America Latina e suas comunidades sempre foram alvo exploratório de grandes empresas transnacionais e o setor de alimentos sendo transformado em agências de pobreza e desapropriação da condição humana, a partir do estímulo do agronegócio, mascarado pela dependência de insumos, domínio de poucos, padronização de técnicas, padronização da  aplicação de venenos, desapropriação das terras, lucro desmedido a custos de vida e saúde.

A cruel realidade da crise que vive o meio rural submergido na incapacidade técnica e burocracias institucionalizadas menosprezando os verdadeiros saberes do campo. O abandono dos produtores pelo Estado faz com que busquem saídas alternativas com consultores independentes que resgatam a sobriedade, a ética e o respeito do produtor.

O produto orgânico assegura a competitividade de produção de alimentos nos mercados locais, regionais acompanhados de parâmetros de qualidade e quantidade. Reduz custos de insumos e produz alimentos saudáveis, cuida da vida do produtor rural, preserva recursos naturais da região, portanto com menores impactos produz mais.

Entre os impactos positivos da Agricultura Orgânica encontramos a eliminação de riscos na saúde dos trabalhadores, eliminação de resíduos químicos indesejáveis nos alimentos, melhoramento da qualidade ambiental; reaproveitamento de insumos gerados na propriedade como matéria orgânica desde esterco de vaca a restos da colheita e poda a serem transformados e reincorporados aos solos proporcionando alimento aos microrganismos do solo e assim  incrementando a vida ao solo.

Elimina o impacto negativo que a Agricultura Convencional predica: uso de agroquímicos prejudiciais à saúde e à vida no planeta; envenenamento dos cursos de água; empobrecido crescente do produtor rural endividado pelas exigências do pacote de insumos imposto pelo técnico (geralmente vendedor tecnológico de uma grande empresa transnacional de VENENOS ou adubos químicos).

A transformação da produção convencional em Orgânica, geralmente, é realizada por escolha ideológica do produtor rural após anos de sofrimento, desgaste e empobrecimento crescente. Os agricultores que adotam sistemas de produção orgânica descobrem a riqueza e a independência do seu trabalho e da produção alimentícia, quando a solvência econômica se faz presente, trazendo a luz, a Independência e a Liberdade para produzir e garantir sua segurança alimentar. 

Site do Ministério da Agricultura estabelece que:

Todos os agricultores que produzem e comercializam produtos orgânicos são submetidos a uma regulamentação específica do governo federal desde o dia 1° de janeiro de 2011. A regra estabelece requisitos técnicos que abrangem a produção e comercialização, incluindo armazenamento, rotulagem, transporte, certificação e fiscalização. Segundo dados do Ministério, cerca de 13 mil produtores orgânicos já estão de acordo com as novas regras.

A legislação brasileira estabelece três instrumentos para garantir a qualidade dos alimentos: a certificação, os sistemas participativos de garantia e o controle social para a venda direta sem certificação. Os agricultores que buscarem a certificação e estiverem de acordo com as normas poderão usar o selo oficial nos seus itens. A chancela é fornecida por organismos de avaliação da conformidade orgânica credenciados pelo Ministério da Agricultura.

Os produtos orgânicos são cultivados sem emprego de agrotóxicos e fertilizantes químicos. Outra característica é a utilização de sistemas agrícolas baseados em processos naturais, que não agridem a natureza e mantêm a atividade biológica do solo. As técnicas para se obter o produto orgânico incluem manejo orgânico do solo e diversidade (rotação) de culturas, que garantem a qualidade dos alimentos. Também são características fundamentais na produção orgânica a responsabilidade social e ambiental, como o uso adequado do solo, água, ar e recursos naturais (Fonte- Ministério da Agricultura).

Currículo dos Palestrantes


O grupo é formado por profissionais dedicados a difundir as técnicas da Agricultura Orgânica, demonstrando a importância da Microbiologia do Solo no estabelecimento de uma Agricultura permanente, divulgando entre os produtores rurais, técnicos e pessoas afins, as técnicas para  promover a sua independência econômica, soberania alimentar com ética e nobreza campesina.
Desenvolvem seus trabalhos e consultorias em vários continentes, desde a América Latina de Sul a Norte, Europa, África e Oceania, sendo requisitados por grupos e entidades ligadas ao universo rural em busca de soluções saudáveis. O  Eng. Agr. Jairo Restrepo Rivera (foto ao lado) , consultor das Nações Unidas ONU, desenvolveu cursos com  UNESCO- Panamá; OIT –Costa Rica; Panamá, Honduras, Guatemala, e Cuba; FAO- Chile e Brasil; PNUD Panamá e Brasil e OMS/OPS Brasil, assim como  parcerias com mais de 40 universidades e centros de pesquisa na America Latina e Caribe. 
O grupo MASHUMUS e seus integrantes ( Eugênio Gras, Jairo Restrepo e J.Ignácio Simon) desenvolvem atividades constantes com Fundações e Grupos promotores independentes.

Um currículo de práticas e de transformações no campo agropecuário Eng. Agr. Jairo Restrepo Rivera e Eng. Agr. Jesus Ignácio Simón, com uma experiência de 20 anos,  trazendo  alternativas, técnicas e muito conhecimento para o processo de transição utilizando uma linguagem acessível  mas não menos rica de conteúdo.





Para visualizar alguns vídeos do Eng. Agr. Jairo Restrepo Rivera , acesse: 

Além disso, não deixe de conhecer:


Curso Agricultura Orgânica e Microbiologia





A Fundação PRAIA VERMELHA envolvida em cursos de formação e capacitação, desde 1999, nas áreas de Meio Ambiente,  Recuperação de Áreas Degradadas e de Sistemas Agroflorestais vem promover o curso teórico-prático 60h de  

                       AGRICULTURA ORGÂNICA e MICROBIOLOGIA DOS SOLOS
  • Técnicas de Transição da Agricultura Convencional para a Agricultura Orgânica e seus procedimentos;
  • Teoria da Trofobiose;
  • Captura de microrganismos, multiplicação e semeadura;
  • Compostos, fermentados e caldos; 
  • Análise da QUALIDADE por CROMATOGRAFIA de PFEIFFER;
  • Inúmeros exemplos de propriedades pequenas, médias e grandes na América Latina e Caribe, Europa, Austrália e África do Sul;


Público Alvo:
 A formação de produtores rurais de pequeno, médio e grande porte, técnicos, acadêmicos, profissionais e comunidade em geral.

Data: 06 até 11 de Abril de 2013

Local: EPAGRI -ITAJAÍ- SC
           Rodovia Antônio Heil  km  6 - Itaipava
           Itajaí
           (47) 3341-5244


Hospedagem: NÃO ESTÁ INCLUÍDO NO VALOR DO CURSO


Indicações:

Alojamento:  EPAGRI/ Itajaí
40 lugares ( quartos triplex e duplex)  pernoite R$ 35,00
Café manhã R$ 6,00
Jantar R$ 10,00
Contato Salete  tel. 047 3341 5235

Outras sugestões:
Hotel Rocha : Apto c/ Tv, ar, Café da Manhã, Estacionamento e Wi-Fi
Telefone: 47-33483282
Local: Av. Sete de Setembro, 1377, Bairro Fazenda.

Hotel Graju Turismo : http://www.gth.com.br/
Telefone: 47-33486585
Local: Av. Sete de Setembro,1181, Bairro Fazenda.
Loca

Conteúdo programático
  • Crise do modelo atual da Agricultura Convencional e Orgânica Industrializada; Manipulação genética e interdependência química; História da química na agricultura e seus impactos;
  • Evolução Geológica da Terra, Minerais, Matéria orgânica e Microrganismos;
  • Apresentação do método da Cromatografia de Pfeiffer e sua utilidade na análise qualitativa;
  • Teoria da Trofiobiose e  Trofobiose molecular;
  • Teoria e prática da coleta e manejo dos estercos e elaboração de Adubos e Substratos Orgânicos para hortas e viveiros; processos e usos; identificação dos materiais da propriedade e processos fermentativos;
  • Elaboração de Fosfito enriquecido com Farinha fosfórica e Potássio; Reciprocidade de elementos minerais  na nutrição dos cultivos;
  • Elaboração prática de biofertilizantes a base de abóbora enriquecida  com cáscara de camarão , preparação, doses, aplicações e experiências;
  • Ativação dos Microrganismos em fermentação anaeróbica e aplicação em cultivos com enriquecimento mineral;
  • Peletização das sementes com Farinha de Rocha e Sulfatos com a finalidade de fitoproteção no armazenamento;
  • Elaboração de fermentos com os desperdícios da pesca para aplicação foliar em cultivos;
  • Elaboração e Prática de caldos minerais para o controle de desequilíbrios minerais; A base de Enxofre, Potássio, Cobre, Silício e Pasta Sulfocálcica;
  • Exemplos práticos na América Latina e Caribe, Austrália, Africa do Sul e Itália;
  • Remineralização e saúde do solo;
  • Importância da Microbiologia do Solo, da Rizosfera no ambiente;
  • Prática da observação de microrganismos rizosféricos e seu isolamento;
  • Isolamento e reprodução de microrganismos do solo;
  • Prática e preparo de iscas para captura de microrganismos do solo; coleta de serrapilhera, uso e multiplicação;
  • Teoria sobre Fermentos, leveduras,...exemplos práticos da trajetória profissional as Américas e Austrália;
  • Microrganismos fixadores de Nitrogênio, sua reprodução e incremento de sua eficiência; Micorrizas e sua importância para a dinâmica dos solos; Prática de cultivos de fungos, bactérias, protozoários e importância na dinâmica do solo;