quinta-feira, 29 de maio de 2014

JAIRO RESTREPO y
 FELIX RODRIGO MORA


Sala llena  en el Festival de Cine Despierta en Madrid, 

removedora, iluminadora y r-evolucionaria gira de Jairo. 

"Somos lo que comemos" 

- gracias, Magos de la palabra y la acción, por alimentar nuestras

 mentes y nuestros espíritus con información, fraternidad, 

esperanza y determinación.

 ¡Sigamos regenerando Iberia y el Paneta Tierra con sus gentes!

(RegenAg Iberica, mayo 2014)

sábado, 24 de maio de 2014

AGOSTO no BRASIL!


Eng.Agr.JAIRO RESTREPO RIVERA divulgador a AgriCultura Orgânica , em Agosto de 2014 estará conosco no BRASIL.

Nas cidades de ATALANTA e CAMBORIU , estado de SANTA CATARINA.




O curso poderá ser parcelado, consultem email 

agr.organica2013@gmail.com



Eng.Agr.JAIRO RESTREPO RIVERA divulgador a AgriCultura Orgânica , em Agosto de 2014 estará conosco no BRASIL.


Na AgriCultura Orgânica somente um Solo vivo pode manter uma propriedade economicamente viável ao longo do tempo, na mesma área. A incorporação de matéria orgânica (M.O.) não é realizada para alimentar as plantas mas sim para alimentar a VIDA do solo e desta forma tornar possível à disponibilização dos nutrientes às plantas. Todo esta atividade acontece pela rede de conexões entre 3Ms, Microrganismos + Matéria orgânica e Minerais. 

Os micro, meso e macro organismos ( minhocas, besouros, centopeias, fungos, bactérias, actinomicetos e outros tantos) que habitam o solos são os responsáveis da manutenção da vida no solo.  Necessitam da matéria orgânica em seu estado natural, para nutrirem e multiplicarem suas colônias. E assim , se faz e se constrói a Vida do solo.

A cobertura do Solo é outro quesito fundamental pois mantem a umidade, protege da ação agressiva do Sol, do impacto da gota da chuva, evita processos erosivos, dando-lhe estrutura e mantendo a temperatura do solo

A escolha do material para a cobertura deve ser aquele disponível na propriedade . As ervas espontâneas que nascem constantemente nos terrenos são grandes aliadas e indicadoras de estágios de degradação, carência nutricional, solos compactados... e auxiliam na captura de elementos para serem posteriormente mobilizados. Portanto não existem ervas daninhas mas sim  ervas amigas, as ervas boas, "las buenazas!"como comenta Jairo Restrepo nem suas práticas.Além de albergarem inúmeros insetos benefícios e agentes polinizadores imprescindíveis no manejo das propriedades.

A cobertura pode ser viva, com plantio de espécies que apresentem características desejadas, massa verde a ser incorporada, sistema radicular agressivo para romper camadas e auxiliar na estruturação dos solos; a família da Leguminosas é  muito desejada pela presença de bactérias do gênero Rhizobium, contribuindo com grandes aportes de N ( nitrogênio), assim como sabe-se que todas as plantas apresentam uma simbiose com fungos e bactérias com fornecimento de direto de fosfatos, nossos 'conhecidos' os fungos micorrízicos em uma rede associativa e colaborativa para a disponibilização de nutrientes.

O manejo de propriedade orgânica está pautado na diversidade, plantas e animais consorciados e colaboradores do sistema produtivo, que constitui a riqueza do processo. A diversidade no agroecossistema aproxima a produção do modelo: a Natureza. 

Eng.Agr.JAIRO RESTREPO RIVERA divulgador a AgriCultura Orgânica , em Agosto de 2014 estará conosco no BRASIL.

Nas cidades de ATALANTA e CAMBORIU , estado de SANTA CATARINA.

link para inscrições:
FormulárioFicha de Inscrição - Manejo Holistico de Propriedades (Jairo) - Agosto - PANGEA - Camboriú, SC

O curso poderá ser parcelado, consultem email 

agr.organica2013@gmail.com









terça-feira, 20 de maio de 2014

A paixão pelo divino: 'la naturaleza'

Entre AMAPOLAS y MANZANILLAS
   
 Entre papoulas e camomilas... a sensibilidade de Jairo Restrepo comove a todos. Não existe lugar que não deixa marcas profundas de sua paixão pela vida. 
Movendo corações e resgatando a humanidade em cada um. 
Seu dinamismo e alegria em ensinar e transformar os sítios, fincas, granjas, ....terrenos baldios,  apoderando de técnicas e procedimentos tanto homens rurais como urbanos,  sugerindo que voltem seu olhar a simplicidade das coisas. 
Que o resíduo das colheitas  retorne em forma de ' bokashi',  vitalizando os solos.  
Que o esterco fresco de vaca enriqueça o biofertilizante de abóbora, enquanto as borboletas e abelhas visitam as hortas e pomares...e que seja sereno e constante  o sorriso do produtor. (SCHUCH,2014)



sábado, 17 de maio de 2014

As práticas de AGRICULTURA ORGÂNICA 
retornam a AgriCultura ao Agricultor

  
AgriCultura orgânica estimula e mantem a diversidade protegendo a natureza; é na biodiversidade que asseguramos o estado dinâmico da natureza. A monotonia da monocultura paralisa os processos vitais, elimina a competitividade saudável, a resistência natural, perdem-se variedades e desta forma a vulnerabilidade se instala.  

A agricultura convencional escraviza o agricultor, com um endividamento progressivo e renovado a cada novo cultivo.Transformando-o em um reprodutor sem poder decisório e produtivo de sua própria propriedade e família.

A maior crueldade estes mecanismos é desapropriação do agricultor  da produção da terra, restrito a reproduzir um  pacote  das multinacionais (agronegócio). E mais perverso ainda é que o Estado apoia e cria linhas com recursos para que o programa da multinacional se estabeleça. Assim como as instituições de ensino e pesquisa do país trabalham para as grandes corporações.

Emergem inúmeros programas de Crédito de Carbono, Economia Verde, Controle de Gases Estufa e a própria criação do segmento da Agroecologia e as Certificações como forma de controle; com a finalidade de transformar o problema maior (Vida no planeta a partir da biodiversidade) em novas formas de produzir capital.

Sem preocupar-se em empoderar a agricultor de tecnologias de auto suficiência, de produção de insumos, de melhorias efetivas, o Estado apoia a agricultura convencional que não serve ao camponês, campesino, agricultor. A humanidade sempre praticou AgriCultura Orgânica, sempre trabalhou com processos limpos e possíveis, a partir da revolução verde o capital passou a determinar as diretrizes e a escravidão rural  instalou-se.

Desta forma, acreditamos na AgriCultura saudável, orgânica, plena, alegre, revestida de ética e respeito à Natureza, esta traz os princípios da permanência, proteção à vida, solidariedade e convivencialidade das famílias nos núcleos rurais de produção. 'Um caminho de dificuldades, desafiador, revestido de subversividades absolutamente necessárias (SCHUCH, 2014)'. 


Malaga  arranca el segundo ABC de la Agricultura Organica
 con Jairo Restrepo y mas de 80 personas presentes.



 Tejiendo conocimiento y redes para la regeneracion de Iberia, de sur a norte y de norte a sur!

RegenAGIberica
Agricultura/AgriculturaUna red creada para difundir conceptos regenerador
e rompedores con el paradigma agrícola actual... ¡Muuuuuuuchas buenas noticias! 

MUUUUUUUUUUUU!

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Escuela agraria Fraisoro, en Zizurkil, Gipuzkoa.

Con Jairo Restrepo:


Curso sobre Alimentación animal;
Manejo agroecológico de frutales; 

Esto nos decía el maestro hace unos minutos acerca de las habilidades de un campesino comparadas con las de un académico, un científico o un profesor de universidad:

 "Teoría es cuando hay explicación para todo y no funciona nada.
 Práctica es cuando todo funciona sin tener explicaciones".

 RegenaG Iberica, 09 de Mayo de 2014

quinta-feira, 8 de maio de 2014

PREPARACIÓN Y USO DE MICROORGANISMOS

Fig.1. Coleta de hojarasca, por Jairo Restrepo, en el bosque
Visitar un bosque sin intervención humana seria el ideal, entretanto dificil! Busque un bosque con lo minimo de intervención.....lejos de águas contaminadas, de cultivos envenenados.  Se toma parte de del mantillo  o de la materia orgánica que se encuentra depositada bajo  los arbustos y árboles del lugar.

Se debe  tener el máximo cuidado de no raspar una gran cantidad de tierra y no colectar hojas verdes.

Hay que dar atención a la recolección de los materiales que se encuentran inoculados, los cuales presentan una coloración blanca, cremosa, anaranjada, marrón o café y al mismo tiempo expelem un agradable olor de bosque húmedo.


" de la naturaleza de la vida en el suelo, lamentablemente podemos atrevernos a decir que es más lo que hemos destruído que lo que hemos llegado a conocer."
    



Los microorganismos biologicamente enriquecen el abono 'bokashi', activan y recuperan la vida en el suelo por intermédio de biopreparados fermentados, acelerando procesos en la decomposicion de la materia  orgánica y fortaleciendo la SALUD de las plantas , los animales y los humanos.

"con la semilla de los microorganismos nativos de un bosque, refundamos la vida que ha sido destruída en tierras cultivadas y alimentamos la esperanza de acercarnos a la reconstrucción de un tejido biologicamente  indivisible y indispensable para una vida saludable" 

Após a colecta y el preparo del ensilaje y cumplido los 30 días de reposo, el preparado de la réplica de los microorganismos nativos que se cosechó en el bosque  está listo para ser utilizado de las seguintes formas:

1. Aplicaciones en sólido: de 8 a 10 kg por tonelada de composto fermentado 'bokashi';
2. Aplicación de forma líquida: 10 kg de ensilaje + 2 galones de melaza + 2 fgaçones de suero de leche + 1 galón de EM local ( nativo) activado y 100 litros de água NO contaminada. 
Dejar 30 días, es el tiempo de la fermentación anaeróbica;
3. Aplicación en sólido como complemento animal;

'Podemos afirmar de forma muy optimista, que todavia es más lo que infinitamente desconocemos de lo que resta de la microvida en la tierra, frente a lo poco que conocemos de la misma.'

fonte: RESTREPO,J.  Manual práctico el ABC de la Agricultura Orgánica: fosfitos y panes de piedra, Ed. FERIVA, Cali Colômbia. 2013






quarta-feira, 7 de maio de 2014

domingo, 4 de maio de 2014

PLANESES de 1 a 4 de MAYO de 2014

Registros fotográficos del grupo 
con el maestro JAIRO RESTREPO
Coleta de amostra de solo

Preparo do BOKASHI



Caldos quentes e frios e preparados diversos
importantes no processo de Transição da agricultura convencional para AgriCultura orgânica

Queima e preparo do FOSFITO

Casca de Arroz e Farinha de ossos 
camadas alternadas

Mistura do composto fermentado: BOCASHI

Preparo do SUPER MAGRO a base de esterco de vaca fresco

Fermentação anaeróbica com sistema de captura de gases
fonte bibliográfica: 
Manual práctico  ABC de la AGRICULTURA ORGÂNICA fosfitos y panes de piedra , 2013 por JAIRO RESTREPO RIVERA





sexta-feira, 2 de maio de 2014

 BOCASHI   COMPOSTO FERMENTADO
por uma Agricultura Orgânica
pela saúde dos povos
pela soberania
                                         ...o entusiasmo e a afetividade com que o 
Eng. Agr. JAIRO RESTREPO RIVERA imprime as suas classes  de Agricultura Orgânica torna tudo absolutamente simples, prático e possível. Anos de experiências (+ 30 ANOS) em inúmeras propriedades rurais e periurbanas de pequeno, médio e grande porte,... não importa! Em todas imprime a força entusiasta daquele que acredita na vida!

Uma longa jornada, nem sempre fácil, nem sempre resguardada de segurança, mas sempre desafiante...sem sentir-se intimidado pelas forças contrárias, pela repressão ou assédio moral direto intimidador. A vida é mais importante. A soberania alimentar dos povos deve ser resguardada. 

O preparo do composto fermentado BOCASHI, traz na fermentação dos materiais a disponibilização saudável dos nutrientes - de minerais, de microrganismos e de matéria orgânica em processo, na formação de substâncias, enzimas, compostos,...Um solo não é fértil, apenas pela quantidade de matéria orgânica e minerais mas sim,  pela variedade e quantidade de microrganismos presentes em atividade, principalmente fungos e bactérias.

A riqueza do solo consiste em disponibilizar os minerais às plantas, formar e construir uma estrutura grumosa. Aplicando-se o "BOCASHI", a base de esterco de vaca, um processo de fermentação aeróbica, repleto de microrganismos humificantes estaremos incrementando a atividade biológica do solo. Estimulando a VIDA!

Quanto mais ativo o ecossistema (solo) mais rapidamente capturam-se os nutrientes, sem perdas por lixiviação, isto é, um processo de digestão e proteção dos nutrientes presentes na estrutura grumosa. 
Jardins Comestíveis da UNIVALI- BRASIL consultorias de JAIRO RESTREPO
Preparo de Bocashi com resíduos orgânicos dos restaurantes e restos de podas e varreção do campus ( setor de Jardinagem)




primeiro dia da gira por ESPANHA

REGISTRANDO IMAGENS

BOCASHI e a  interação entre os 3 Ms
Microrganismos
Matéria Orgânica 
 Minerais
e a avaliação da QUALIDADE a partir da Cromatografia de Pfeiffer.

...a experiência de JAIRO RESTREPO seduz e encanta a todos.