segunda-feira, 25 de novembro de 2013

4° dia CAPTURA DE MICROORGANISMOS do BOSQUE

CAPTURA de MICRORGANISMOS do BOSQUE

Captura de Microrganismos do Bosque     
Teku cana (vida em movimento em mixteco)

O  que representam os microrganismos do bosque? Poderíamos dizer que carregam  a memória geobiológica do lugar, isto é, a harmonia do bosque está no substrato (solos), na temperatura e suas variações caracterizando a região. A cada lugar corresponde uma memória biológica com características próprias de acordo com as condições ecológicas ou bioclimáticas. Sua importância reside na pronta disponibilização no meio. São milhares de grupos funcionais de bactérias, actomicetos, algas, fungos, protozoários que atuam simultaneamente para manter vivo o milagre da vida.

A Captura de Microrganismos do Bosque se utiliza para atrair e reproduzir os microrganismos encarregados de trabalharem a vida dos solos onde se encontram, transformando a Matéria Orgânica em nutrientes de fácil assimilação. Este material se introduz nos biofertilizantes para acelerar o processo de decomposição da Matéria Orgânica, que deve estar decomposta para poder ser disponibilizada.

Os processos erosivos e a degradação de áreas comprometem a vida no solo e do solo, consequentemente, a vegetação que se estabelece. A agricultura acontece a partir da ação humana com a aplicação de técnicas e procedimentos para o cultivo de alimentos saudáveis.  As rochas dão origem aos solos, que mobilizados pelos microrganismos chegam às plantas; portanto são resultado das rochas que lhes deram origem. As plantas não se nutrem de matéria orgânica, esta serve para alimentar os microrganismos, e desta forma nutrir a vida no solo. Os microrganismos fazem a ponte entre a energia do mundo mineral e energia do mundo orgânico. 


O solo, portanto, evolui como todo ser vivo, é dinâmico, modifica-se no tempo e no espaço. A incorporação de matéria orgânica no solo sugere processos de oxidação e redução, um processo dinâmico, onde interagem o clima, vegetação, geologia e fauna.  O equilíbrio do complexo orgânico é dado pelos microrganismos presentes, suas reações químicas, excreções, enzimas, colóides e formação de quelados.
A Captura dos Microrganismos do Bosque acelera o processo de decomposição da Matéria Orgânica dos fermentados, dos compostos e demais preparados. Estimular a multiplicação dos microrganismos permite que ocorra a sucessão natural destes no composto, mobilizando nutrientes constantemente até sua estabilização, quando esporulam e se mantêm latentes.

A Agricultura Orgânica é uma agricultura permanente, onde a regeneração se dá pelo constante estimulo à vida. Uma observação constante na dinâmica sucessional, que nos fornece todos os indicadores  e deve ser compreendida e assimilada pelos profissionais que buscam atuar nesta área. 


Utensílios
 1 bombona limpa de 200 litros com tampa que vede bem.( não permita entrada de ar depois de fechado, o processo é anaeróbico).
NUNCA reutilizar recipientes que tenham armazenado produtos tóxicos;
1 pá para misturar os ingredientes;
1 pau de madeira para compactar a mescla.

Ingredientes 
2 porções de serrapilheira ( Camada superficial do bosque com folhas, cortiças, ramos, flores, frutos e substâncias vegetais em estágios de decomposição);
Não utilizar material com folhas verdes.
1 porção de Polido da casca de arroz ;
4 kg de melado dissolvido em  1 galão de água;

Preparação da Multiplicação dos Microrganismos
1.       Mistura-se o polido de casca de arroz com a serrapilhera  no piso. (material seco)
2.       Misturar o melado com água  e acrescentar a mistura de serrapulhera co polido de arroz;
3.       Colocar este material na bombona de 100 l;
4.       Com um pau de madeira  golpear a mistura  para compactá-la ( golpes verticais);
5.       A bombona deve ficar bem fechada, com cinturão de metal é importante revisar as borrachas da vedação.

Obs: UTILIZAR BOMBONAS VIRGENS 
 ( SEM USO DE PRODUTOS DE ORIGEM TÓXICA)



Nenhum comentário:

Postar um comentário