sábado, 24 de maio de 2014

Eng.Agr.JAIRO RESTREPO RIVERA divulgador a AgriCultura Orgânica , em Agosto de 2014 estará conosco no BRASIL.


Na AgriCultura Orgânica somente um Solo vivo pode manter uma propriedade economicamente viável ao longo do tempo, na mesma área. A incorporação de matéria orgânica (M.O.) não é realizada para alimentar as plantas mas sim para alimentar a VIDA do solo e desta forma tornar possível à disponibilização dos nutrientes às plantas. Todo esta atividade acontece pela rede de conexões entre 3Ms, Microrganismos + Matéria orgânica e Minerais. 

Os micro, meso e macro organismos ( minhocas, besouros, centopeias, fungos, bactérias, actinomicetos e outros tantos) que habitam o solos são os responsáveis da manutenção da vida no solo.  Necessitam da matéria orgânica em seu estado natural, para nutrirem e multiplicarem suas colônias. E assim , se faz e se constrói a Vida do solo.

A cobertura do Solo é outro quesito fundamental pois mantem a umidade, protege da ação agressiva do Sol, do impacto da gota da chuva, evita processos erosivos, dando-lhe estrutura e mantendo a temperatura do solo

A escolha do material para a cobertura deve ser aquele disponível na propriedade . As ervas espontâneas que nascem constantemente nos terrenos são grandes aliadas e indicadoras de estágios de degradação, carência nutricional, solos compactados... e auxiliam na captura de elementos para serem posteriormente mobilizados. Portanto não existem ervas daninhas mas sim  ervas amigas, as ervas boas, "las buenazas!"como comenta Jairo Restrepo nem suas práticas.Além de albergarem inúmeros insetos benefícios e agentes polinizadores imprescindíveis no manejo das propriedades.

A cobertura pode ser viva, com plantio de espécies que apresentem características desejadas, massa verde a ser incorporada, sistema radicular agressivo para romper camadas e auxiliar na estruturação dos solos; a família da Leguminosas é  muito desejada pela presença de bactérias do gênero Rhizobium, contribuindo com grandes aportes de N ( nitrogênio), assim como sabe-se que todas as plantas apresentam uma simbiose com fungos e bactérias com fornecimento de direto de fosfatos, nossos 'conhecidos' os fungos micorrízicos em uma rede associativa e colaborativa para a disponibilização de nutrientes.

O manejo de propriedade orgânica está pautado na diversidade, plantas e animais consorciados e colaboradores do sistema produtivo, que constitui a riqueza do processo. A diversidade no agroecossistema aproxima a produção do modelo: a Natureza. 

Eng.Agr.JAIRO RESTREPO RIVERA divulgador a AgriCultura Orgânica , em Agosto de 2014 estará conosco no BRASIL.

Nas cidades de ATALANTA e CAMBORIU , estado de SANTA CATARINA.

link para inscrições:
FormulárioFicha de Inscrição - Manejo Holistico de Propriedades (Jairo) - Agosto - PANGEA - Camboriú, SC

O curso poderá ser parcelado, consultem email 

agr.organica2013@gmail.com









Nenhum comentário:

Postar um comentário